quinta-feira, 6 de outubro de 2011

MEUS TEXTOS E REFLEXÕES


A FORÇA DO AMOR


"Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que não acordeis, nem desperteis o amor,
até que este o queira."
Cântico 8:4

No versículo 6, do capítulo 8, do livro dos Cânticos de Salomão, ele afirma que "...o amor é forte como a morte..."
A morte destrói tudo. Não só a vida de pessoas, mas, famílias, etnias, povos e nações. Findam-se projetos, sonhos, o presente e o futuro. A morte é o grande poder que interrompe a existência. A morte é o nosso maior inimigo, o mais terrível dos medos, a derrota mais fragorosa do ser humano. Um poder de consequências irremediavelmente devastadoras. 
O amor, entretanto, é descrito pelo escritor como algo de poder de impacto tão grande como a morte. E ao contrário da morte, o amor é um poder construtivo, preservador, providencial e supridor.  Não se desperta ou acorda algo com um poder tão incompreensível como este, sem sua aquiescência.
Despertar este poder sem ter clareza da sua força incalculável, é, no mínimo, temeroso. Ainda que a ação seja diametralmente oposta ao poder da morte. 
É preciso estar disposto e preparado para ir aonde o amor levar. Rute disse para Noemi: "...aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti." Rute 1:16:17.      
O poder do amor pode projetar a vida para uma dimensão muito além daquilo que imaginamos. Mahatma gandhi disse: "Só engrandecemos o nosso direito à vida, cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo". Quando Gandhi começou sua luta pela independência da Índia, com uma mensagem pacifista, não pensou que suas idéias ganhariam dimensões planetárias.  
O amor perpetua os sonhos, as conquistas, a vida. O amor transcende à morte. O amor é seiva,  oxigênio, o combustível da existência.
O amor tem o poder de extirpar o medo, a culpa, a mágoa. O amor apazígua a dúvida mais devastadora.
O amor é o poder que capacita o homem a enfrentar a morte com honra, com dignidade. Porque o amor trás a certeza de que as coisas desta vida, se feitas por amor, terão continuidade. Mesmo depois de nossa ausência, elas terão prosseguimento.
Aqui, nesta dimensão de tempo, as ações geradas pelo amor, não se findarão. O amor espalhará as sementes. Elas vivificarão. 
O que construímos aqui, nos capacita para as coisas eternas de Deus.
Nesta dimensão, temos o ensaio, do outro lado temos o grande espetáculo. Aqui, perdemos o tom, o compasso, o acorde. Do outro lado, teremos alcançado o mais alto nível. Lá estaremos diante do Grande Maestro.
Aqui temos o lúdico, do outro lado temos a história verdadeira.
Hoje vivemos o sonho, depois viveremos a conquista.
O amor é o vínculo perfeito para esta vida. Mas o amor é também o elo, a ponte entre esta e a outra vida.
Esta ponte é o amor de Deus encarnado, explicitado, apresentado na pessoa de Seu Amado Filho Jesus. 
Só este amor fornece passagem para o outro lado.
Só este amor é capaz de tudo isso, porque este amor é a essência de Deus.
Este amor jamais acaba, porque Deus é eterno ...Deus é amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário